Equipe

A equipe da PANTHARPIA e seus parceiros possuem uma estreita relação de comprometimento com todos os projetos que estão envolvidos. A ONG apoia seus parceiros para criar condições de realizar os objetivos propostos e obter os resultados desejados.


Eduardo Cárdenas Nogueira Rubião – Presidente

Possui graduação em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Plínio Leite (1996), mestrado em Medicina Veterinária (Clínica e Reprodução Animal) pela Universidade Federal Fluminense (1999) e pós-graduação em Biologia Forense pela Universidade Castelo Branco (2013). Atuou profissionalmente na Smithsonian Institution, National Zoological Park (Washington D.C.), Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEEMA), Instituto Estadual de florestas (IEF/RJ), Instituto Estadual do Ambiente (INEA/RJ), Estação Ecológica Estadual do Paraíso, Parque Estadual dos Três Picos, Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Instituto Vital Brazil (IVB), Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Biologia do Exército (IBEx), ex-professor titular de Ecologia Aplicada do Centro Universitário Serra dos Órgãos. É especializado em manejo, inventário, monitoramento e resgate da fauna selvagem.


Phyllis Catharina Romijn

Médica veterinária e pesquisadora científica, dedica-se à pesquisas em Saúde Única, Saúde Coletiva, Medicina Veterinária Preventiva e Vigilância Ambiental em Saúde.
Possui mais de 30 anos de experiencia em atividades laboratoriais de diagnóstico de viroses e no monitoramento de animais silvestres, com foco em primatas não humanos e morcegos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9770050677820369


David Ayrolla

Biólogo, professor, analista de sistemas e divulgador científico. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio – 2017). Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Unigranrio (2002), e pós-graduado em Gestão de Projetos pela Universidade Veiga de Almeida (2015). Possui experiência na área de ensino presencial e à distância (com videoaulas). Atualmente, é mestrando em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). Desde 2013, conduz uma iniciativa de divulgação científica na Internet que inclui portal, canal no Youtube e perfis na maioria das redes sociais, o PAPO DE PRIMATA. Tem se especializado em mastozoologia e, mais especificamente, em primatologia.

Lattes: lattes.cnpq.br/5698759585051214


Leandro Bandeira Borré D.Sc

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002), Mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), Perito Ambiental, Instituto Aqualung (2006), Extensão universitária em Capacitação Em Biossegurança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Extensão universitária em Legislação e Responsabilidade Ambiental Rede de Tecnologia, REDETEC, Auditor no Sistema de Gestão Integrada, Normas 17025, 14001 e 18001 Rede de Tecnologia, REDETEC, Estagiário no Instituto Vital Brazil S.A. na Divisão de Animais Peçonhentos. Atualmente é Gerente Lab Ressonância Magnética Nuclear da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Menbro da Organização Não-Governamental (ONG) Pantharpia, Especialista em Manejo e Monitoramento de Animais Selvagens.

Lattes: lattes.cnpq.br/7730973946226250


Rafael Augusto Fonseca

Biólogo, atua como professor de ciências e biologia. Realizou trabalhos utilizando técnicas de falcoaria. Possui experiência em educação ambiental, monitoramento de corpos hídricos e em resgate e manejo de fauna selvagem.


Ana Cristina Mendonça

Advogada criminalista e professora de Direito Processual Penal em diversos cursos de graduação, pós-graduação e preparatórios. Embora hoje advogada, cursou inicialmente Ciências Biológicas e trabalhou por mais de 15 anos na Divisão de Animais Peçonhentos do Instituto Vital Brazil, em Niterói (RJ) , atuando diretamente na pesquisa, criação de serpentes e extração de venenos para a produção de soros antiofídicos.


Carlos Alberto Monteiro Cattaneo

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense, possui mestrado em Medicina Veterinária. Na Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Interior do Estado do Rio de Janeiro foi Superintendente Interino de Defesa Sanitária e Coordenador Estadual de Defesa Sanitária Animal, Membro da Equipe Estadual de Emergência Sanitária para ações de Defesa Sanitária Animal, Médico Veterinário Credenciado pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento, Membro Titular da “Comissão Estadual de Coordenação do Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros” e Gerente do Convênio MA-DFA/SEAAPI nº 02/97, sobre Defesa Sanitária Animal para o Estado do Rio de Janeiro.